Informações detalhadas sobre os cursos
:::
A PROVA PERICIAL NO PROCESSO CIVIL
  CURSO AOS PERITOS
   
Data:
AGUARDAR NOVA DATA - Solicite proposta in company.
   
Local:
   
Objetivo:

O objetivo do presente programa de treinamento é a preparação dos participantes sobre as técnicas de elaboração de laudos periciais, em especial, nos diversos tipos de ação, formulação de quesitos e para a sistemática das Perícias Judiciais.

O enfoque didático do curso será a orientação teórica sobre os diferentes assuntos abordados, acompanhados de exercício práticos, possibilitando aos participantes uma visão geral do assunto e o treinamento específico.

Dada a exiguidade do tempo disponível, será fornecida uma vasta bibliografia, que auxiliará àqueles que desejam um maior detalhamento nos temas abordados.

   
Público alvo :
Profissionais de nível superior registrados no CREA, Advogados e estudantes dos cursos de Engenharia e Direito, além de outros profissionais interessados no assunto.
   
Instrutor:
Engenheiro Civil e Advogado Francisco Maia Neto
   
Info. do Instrutor:

- Graduado em Engenharia Civil e Direito pela UFMG;


- Pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral;


- Diretor de Precisão - Avaliação e Perícias;


- Laureado com a Medalha Eurico Ribeiro, prêmio nacional concedido ao melhor trabalho na área de Perícias de Engenharia, outorgado durante o VII COBREAP com laudo intitulado "Deslizamento de terras em Vila Barraginha";


-Presidente do Instituto Mineiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (89/92;


- Vice-presidente do CREA-MG(92/93);


- Conselheiro vitalício do IBAPE


- Presidente de comissãos de estudo da ABNT(92/93;


Presidente da Câmara de Relações Judiciárias da ASPEJUDI(98/99;


- Membro do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas de Minas Gerais(97/2000);


- Professor da Fundação Christiano Ottoni(UFMG);


Autor de livros e trabalhos sobre Avaliaçõe e Perícias.


   
Conteúdo:

1) A perícia judicial

Campo de trabalho, atribuições legais dos peritos, aspectos gerais da perícia judicial, requisitos essenciais ao perito, responsabilidade civil e criminal do perito, a perícia como meio de prova, o perito como auxiliar da justiça, direitos e obrigações do perito e funções do assistente técnico.

2) Sistemática da perícia no processo civil

Fase inicial da perícia, realização da perícia, entrega do laudo, esclarecimentos, segunda perícia e inspeção judicial e a prova pericial no Código de Processo Civil.

3) Quesitos

Quesitos necessários, formulação de quesitos, quesitos impertinentes e respostas aos quesitos.

4) Elaboração do laudo pericial

Roteiro para resolução das questões, considerações preliminares, apresentação de relatórios e critérios adotados, seqüência do trabalho pericial, componentes finais e anexos, e utilização de recursos fotográficos.

5) Redação técnico-jurídica

Características essenciais, estrutura redacional, aspectos estéticos, apresentação do trabalho, recomendações quanto à redação e pareceres dos assistentes técnicos

6) Honorários profissionais

Honorários do perito oficial, honorários do assistente técnico, contratos de prestação de serviço, tabelas de honorários (perícias) e exemplos práticos.

7) Estudo de caso simulado

Modelo de um laudo pericial genérico, simulação dos pareceres dos assistentes técnicos e apresentação do laudo pericial - “Deslizamento de terras em Vila Barraginha”, agraciado com a Medalha Eurico Ribeiro, mais importante premiação da especialidade no país, concedida durante o VII Congresso Brasileiro (Natal-RN/1993).

   
Número de Vagas:
Vagas limitadas
   
Carga Horária
12 horas / aula.
   
Valor:

Para inscrições até 0/00/0000 - R$0,00

Após 0/00/0000 - R$0,00

   
Mais observações :